sexta-feira, 22 de julho de 2011

PETER JACOB BAUER

Há muitos anos, vinha aguçando a minha curiosidade. Descobrir os nomes de meus antepassados, suas origens, seus costumes, atividades, suas histórias. Enfim, queria saber tudo aquilo que pudesse relembrar a memória destes heróis anônimos, que viveram em uma época de muitas dificuldades para a região do Barro Cortado, Colonia São Pedro, Vila São João, Costão, Pirataba e outros, então distritos de Tôrres-RS.

Já tinha uma idéia de como começar, onde encontrar os registros, que seriam fundamentais. Com a certidão de nascimento de  minha mãe, dei o primeiro passo´. Alí estavam os nomes de meus avós e bisavós, mas parou por aí.

Lendo as obras do pesquisador Carlos Henrique Hunsck sobre a colonização alemã no Rio Grande do Sul, encontrei dados de um cidadão chamado Peter Jacob Bauer, nascido em 1788 e que chegou ao Rio de Janeiro em 08 de novembro de 1825, vindo de Becherback/Hunsruch na Alemanha. Em 31 de dezembro do mesmo ano, Peter chega a São Leopoldo, permanecendo menos de um ano naquela colônia e no final de 1826, chega a Colônia de São Pedro, atual município de Dom Pedro de Alcântara.

Mas quem era PETER JACOB BAUER?

Qual a sua ligação com a grande família BAUER do Município de Tôrres?

A tarefa poderia ser bem mais difícel, não fosse o fato de que naquela época, sòmente um Bauer veio para a região de Tôrres. Peter tinha um filho chamado Joseph e dezenas de descendentes dos Bauer carregavam em seus nomes e sobrenomes Pedros e Josés. E isto era um indício. A minha pesquisa, referente aquela época parou por aí. Sabia da existência de Peter, casado com Magdalena e que tinha um filho chamado Joseph.

Com a colaboração da Igreja dos Mórmons, tive acesso aos micro filmes de registros de nascimento do Cartório de Tôrres, de um período aproximado de trinta e seis anos, ou mais precisamente de 1889 a 1925. Neste período, encontrei dezenas de registros de nascimento de familias Bauer e vários se aproximavam de Joseph, e por via de consequencia de Peter. Encontrei José Bauer, casado com Anna Maria Carlos Bauer. Mas seria ele o mesmo Joseph, filho de Peter? E seria então Joseph, ou José Bauer, pai de Gabriel José Bauer, meu bisavô ? Este registro, infelizmente eu não tinha.

Mas havia aí um indício muito forte. Haviam registros de que José era pai de Francisco José, Jorge José, Pedro José e José. Seriam então Gabriel José, meu bisavô, Francisco José, Jorge José, Pedro José e José, irmãos?

E aí outro indício. Nas famílias Bauer havia uma tradição muito forte. Os filhos carregavam sempre no segundo nome, os nomes dos pais e pelo menos um tinha o  nome do  avô.

Vejamos outros exemplos:

Gabriel José, meu bisavô, teve sete filhos homens e vejam seus nomes: Manoel Gabriel, José Gabriel, Pedro Gabriel, Francisco Gabriel, João Gabriel, Nicolau Gabriel e Gabriel e duas mulheres, Maria Jeronyma e Ana.

Francisco José, teve seis filhos homens e pelo menos cinco carregavam no segundo nome, o nome do pai. João Francisco, Affonso Francisco, José Francisco, Inácio Francisco , Manoel Francisco e José Francisco, o nome do avô. Não tenho a informação de que seu filho Marcolino carregava também o Francisco no nome. Teve também duas filhas que se chamavam Leopoldina e Maria Leopoldina.

Pedro José, o outro filho de Joseph, teve quatro filhos, Pedro, José, Manoel e Alfredo. O próprio Pedro tinha e nome do avô, e seu filho José também tinha o nome do avô.

Qual era então o forte indício de que Joseph era mesmo o pai de meu bisavô Gabriel José?  Ora, os nomes e a tradição. Gabriel José, Francisco José, Jorge José, José e Pedro José eram mesmo irmãos e Pedro era o neto de Peter.

Mas isto não era prova suficiente.

Acabaran-se aí os dados mais precisos. Ainda restavam esperanças se tivesse acesso a outros livros e registros de nascimento, casamentos, óbitos e batismos, ou mesmo uma informação mais precisa de algum descendente.

Até aqui tenho registros parciais, absolutamente comprovados e indícios muito fortes. Se não houvesse mais nenhuma possibilidade de se obter os dados mais precisos, se a pesquisa acabasse agora, sem nenhuma prova mais concreta, as evidências obviamente seriam consideradas e aceitas, salvo se fossem apresentadas provas em contrário. Poderia então concluir e considerar como verdadeira a afirmação de que Peter é o ancestral vindo da Alemanha e que deu origem a toda a geração dos Bauer na região de Tôrres.

Sinto-me forçado entretanto a admitir uma pequena margem de incerteza e uma remota possibilidade de erro e buscar apoio junto a  concepções comumentes aceitas, do que me apoiar apenas em teorias e evidências. Se a história não pode dispensar teorias, hipóteses e evidências, e eu tenho mais do que simples teorias e evidências, estas devem fundamentar-se em conhecimentos profundos e eu, confesso, não tinha este conhecimento profundo, muito pelo contrário, estava tateando no escuro.

Uma visita a José Manoel Bauer, o tio Zé Bauer, irmão de minha mãe, hoje já falecido, e neto de Gabriel José, fui fundamental para esclarecer definitivamente a questão e fazer a ligação. Eu precisava saber se Joseph era ou não seu bisavô. Ele não tinha este certeza, até mesmo porque nunca se interessou pelo assunto e seus antepassados nunca registraram o fato, mas matou a charada. Confirmou que os filhos de Francisco José eram primos irmãos de seu pai Manoel Gabriel, filho de Gabriel José, seu avô. Portanto, Gabriel José e Francisco José eram mesmo irmãos e filhos de José. Obvio, se seus filhos eram primos irmãos, seus pais eram irmãos.

18 comentários:

  1. MEU AVO ERA DE SOBRENOME PEDRO BAUER E TAMBEN DE TORRES...TALVEZ SEJAM DA MESMA FAMILIA.

    ResponderExcluir
  2. O meu avo era PEDRO GABRIEL BAUER, mas meu pai disse que ele teve que tirar o Gabriel, mas não sabe porque. Gostaria de saber!

    ResponderExcluir
  3. Minha família mora na Pirataba, sou neta de João Francisco Bauer e de Alexandrina Scheffer Bauer, filha de Bento João Bauer e de Doraci Bittencourt Bauer. Agora entendi o porque de praticamente todos os meus tio terem o João no nome deles, apenas um não tem.

    ResponderExcluir
  4. Meu avô nasceu na piratas, era Valdemar Pedro Bauer, filho de Pedro Bauer, acredito que seja então neto do Pedro José.

    ResponderExcluir
  5. Desculpa pelo corretor ortográfico, foi na Pirataba, e não piratas como constou.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Daniel, meu nome de solteira é margarete Genoveva bauer Martins, minha mãe Emília bauer, meus avós maternos chamavam-se Pedro bauer e genoveva. Lembro que minha mãe tinha um irmão chamado Valdemar, seria teu avô....

      Excluir
  6. Minha mãe, neta de Margarida Bauer que Foi casada com Jose Felipe Schaeffer, falava muito num tio Gabriel...Poderia ser o Gabriel Bauer...Minha mãe nasceu em 1912...Peço permissão para publicar seu artigo no meu Blogue .

    ResponderExcluir
  7. Meu

    avô chamava-se Pedro Bauer e morava em Torres.
    Minha mãe chamava-se Emília Bauer.

    ResponderExcluir
  8. O meu Nome e beckem Bauer tenho familia em colatina no espirito santo, da onde eles vieram? Desculpa nao entendir direito

    ResponderExcluir
  9. Boa tarde . Meu bisavo era Francisco baeur filho casado com Mhatilde Bauer . Saberia se ha algum parentesco. Pois eles nasceram em torres .

    ResponderExcluir
  10. Boa tarde, Sou Paulo Bauer e estou atras de informaçoes concreta de meu antepassado que veio da Alemanha. Se poder me ajudar eu desde já lhe agradeço. Meu facebook: https://www.facebook.com/paulo.bauer.5
    Meu whatsapp 48 99839 1544

    ResponderExcluir
  11. Olá minha bisavó se chamava Natália Bauer poderia entrar em contato comigo para me ajudar a descobrir os nomes dos pais dela e me explicar como conseguir chegar nessas informações?! Por favor estou necessitando muito dessas informações...

    ResponderExcluir
  12. Meu nome Elena gaedke Bauer meu sogro Daniel Henrique Bauer ele é dos Bauer desedente Bauer do navio que ancorou no Porto de Florianópolis meu esposo se chama Nildo Daniel Bauer moramos em Schroeder Santa Catarina

    ResponderExcluir
  13. Minha avó era maria bauer irmáã de jose bauer

    ResponderExcluir
  14. Olá Hermes, tudo bem? Estou fazendo o levantamento de documentação por conta do meu processo de cidadania. Sou descendente Bauer também. Nestas tuas pesquisas, por acaso, você teria alguns documentos que pudesse me mandar por email?
    natan.barros@yahoo.com.br

    Grato

    ResponderExcluir